Astronautas chinesas retornam em segurança

A primeira mulher astronauta da China e outros dois membros da tripulação retornaram em segurança para a Terra nesta sexta-feira. Eles emergiram sorridentes da cápsula que os trouxe de volta após 13 dias de operações em um módulo orbital.

AE, Agência Estado

29 de junho de 2012 | 11h53

O Shenzhou 9 abriu o paraquedas e pousou nas planícies da região autônoma da Mongólia Interior por volta das 10 da manhã (horário local). A China declarou que a primeira missão tripulada para o módulo Tiangong 1 foi um grande passo à frente para o ambicioso programa espacial do país.

Cerca de uma hora depois, o comandante Jing Haipeng, de 45 anos, saiu da cápsula, seguido por Liu Wang, 33 anos, e a primeira astronauta chinesa, Liu Yang, de 33 anos. Todos aparentavam estar em boas condições.

O comandante do programa espacial, general Chang Wanchuan, declarou que os astronautas estão bem de saúde e declarou a missão "completamente bem-sucedida". Já o primeiro-ministro Wen Jiabao afirmou que a missão marcou "progresso absolutamente importante" para o programa espacial.

Os próximos objetivos da China incluem outra missão tripulada para Tiangong 1, que é o protótipo de uma futura estação espacial. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinaastronautas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.