NOVA YORK - Há dez anos, pouco depois dos atentados de 11 de setembro, celebridades vinculadas à cidade Nova York, como os atores Billy Crystal e Robert DeNiro, estrelaram comerciais para estimular o turismo na metrópole na época das festas de final de ano. Uma década depois, os mesmo artistas voltam em uma campanha para o Museu Nacional e Memorial do 11 de Setembro, pedindo que os americanos "se unam, honrem e relembrem as vítimas".
Veja também: ESPECIAL: Dez anos do 11 de Setembro ESTADÃO ESPN: Série especial PARTICIPE: Onde você estava quando soube dos atentados?
A campanha, diz o New York Times, visa a promoção de visitas e doações ao memorial, e inclui comerciais na televisão, no rádio, na internet, nas ruas e em meios impressos. Também estrelam as propagandas pessoas diretamente afetadas pelo 11 de Setembro, como familiares das vítimas, equipes de resgate e moradores de Manhattan.
A campanha se dirige às pessoas que querem visitar o memorial ou contribuir com a instituição, mostrando que doações podem ser feitas até via mensagem de texto de celular. E a abrangência dos comerciais é grade - foram veiculados pelos principais conglomerados de mídia americanos: ABC, CBS, Fox, NBC, Viacom, entre outras.
De acordo com Joe Daniels, presidente e chefe-executivo do memorial, a proposta dos comerciais é "usar as vozes autênticas de pessoas ligadas àqueles eventos para falar como o 11 de Setembro mexeu conosco".