Ataque aéreo israelense mata homem em Gaza

Um ataque aéreo israelense, que o leste da Cidade de Gaza, matou um homem e deixou pelo menos outro ferido, informaram autoridades médicas palestinas. O Exército de Israel disse que o alvo era um grupo de homens que preparava o lançamento de um foguete contra território israelense.

AE, Agência Estado

30 de dezembro de 2011 | 12h11

"O avião tinha como alvo um esquadrão terrorista que foi identificado momentos antes de disparar foguetes contra Israel do norte da Faixa de Gaza. Um homem foi abatido, frustrando a tentativa de lançamento de foguetes ", diz um comunicado militar.

"O esquadrão mencionado foi responsável pelo disparo de foguetes contra Israel nos últimos dias", afirma o documento.

Os palestinos identificaram o morto como Moamen abu-Daff, de 21 anos, que ele era conhecido por ser um militante fundamentalista salafista. Em um fórum salafista na internet, dois pequenos grupos inspirados pelo movimento ultraconservador afirmaram que Abu-Daff era afiliado a eles, mas a família do militante informou que ele pertencia às Brigadas de Mártires de Al-Aqsa, afiliada ao partido Fatah, ao qual pertence o presidente palestino Mahmoud Abbas.

O corpo de Abu-Daf foi exibido numa mesquita da Cidade de Gaza, durante as orações de sexta-feira, enrolado numa bandeira amarela do Fatah.

Militantes palestinos dispararam dois foguetes contra o sul de Israel na quinta-feira, depois de aviões israelenses terem atacado "locais terroristas" na Faixa de Gaza, afirmou o Exército. Os dois caíram em campo aberto e não causaram danos nem ferimentos. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelpalestinosataqueGaza

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.