Ataque contra comboio da Otan mata três no Afeganistão

Um carro-bomba atingiu hoje um comboio militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no sul do Afeganistão, área de forte concentração do Taleban. O atentado suicida matou três civis, segundo o governo local. A força da Otan no país ainda não confirmou o ataque.

AE, Agência Estado

30 de setembro de 2010 | 13h17

A polícia afegã afirmou que o atentado ocorreu em uma rodovia que liga a cidade de Kandahar, no sul afegão, à fronteira paquistanesa. A via também liga a cidade com a maior base dos Estados Unidos no Afeganistão, o Campo Aéreo de Kandahar. "Três pessoas, todas civis, foram mortas e cerca de nove outras estão feridas", disse um porta-voz do governo provincial, Zalmai Ayoubi. Segundo ele, o alvo do ataque era um comboio militar da Otan.

Já um comandante regional da polícia, general Shafiq Afzali, afirmou que o número de mortos ainda não foi determinado. Ele disse não poder informar se há soldados estrangeiros entre os feridos. A polícia afirmou que há crianças entre os feridos.

Atentados suicidas são uma tática insurgente frequente contra as forças militares ocidentais e alvos afegãos. Há mais de 152 mil soldados, a maioria norte-americanos, atuando no Afeganistão para tentar encerrar a insurgência do Taleban, que já dura nove anos, desde a invasão que derrubou o grupo do poder, no fim de 2001.

As forças internacionais e as afegãs estão atualmente envolvidas em uma importante ofensiva no entorno da cidade de Kandahar, coração da insurgência do Taleban. A erradicação dos insurgentes de Kandahar é vista como fundamental para a estratégia de contrainsurgência, que busca garantir que as tropas dos EUA possam começar a retirada gradual em julho do ano que vem. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
guerraAfeganistãoOtanterrorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.