Ataque deixa três mortos e 22 feridos na Colômbia

BOGOTÁ - Três pessoas foram mortas e 22 ficaram feridas depois da explosão de uma granada em um mercado de Santa Marta, no Caribe colombiano. Segundo o prefeito da cidade, Carlos Caicedo, o incidente foi obra do crime organizado. O ataque foi supostamente feito por um adolescente de 17 anos, ferido na ocasião. Por ser menor de idade, ele foi detido e liberado mais tarde.

PUBLICIDADE

Por Agência Estado
Atualização:

Veja também:

PUBLICIDADE

linkCuba diz que permitirá regresso de 'emigrantes ilegais' ao paíslinkTripulação de navio argentino volta para casatabela ESPECIAL: Reformas em Cuba

O prefeito de Santa Marta disse também que o narcotráfico está sendo atingido pela erradicação do cultivo ilícito das folhas de coca no norte do país. As gangues passaram a extorquir dinheiro dos lojistas como uma nova forma de atividade criminosa. "A área de cultivo foi reduzida, então eles recorrem ao tráfico em pequena escala e à extorsão. É uma nova geração de criminosos" em ação na Colômbia, disse Caicedo.

Entre essas gangues que atuam no norte da Colômbia estão os Urabeños (gangue de paramilitares de Urabá) e os Rastrojos ("restos", uma dissidência do cartel Valle del Norte). As gangues têm um poder bem menor que os cartéis do narcotráfico, mas tentam exercer um controle agressivo sobre bairros. A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína, com 345 toneladas produzidas em 2011. O país possui 64 mil hectares de lavouras da folha de coca, de acordo com dados das Nações Unidas publicados no mês passado. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.