Ataque insurgente mata cinco e fere três na Tailândia

Grupo de cinco insurgentes armados com metralhadoras e vestidos como policiais atacou mercado

Efe

29 de setembro de 2010 | 03h46

BANGCOC - Cinco pessoas morreram e outras três, entre elas duas crianças, ficaram feridas em um ataque realizado por guerrilheiros do movimento separatista islâmico no sul da Tailândia, indicaram fontes policiais na terça-feira, 28.

O ataque, realizado por pelo menos cinco insurgentes armados com metralhadoras e vestidos com uniformes da polícia, aconteceu em um mercado da localidade de Saiburi, na província de Pattani.

O porta-voz da delegacia provincial de Polícia, coronel Amnuay Dee, disse à imprensa que os terroristas dispararam várias rajadas contra os vendedores e as pessoas que compravam, e antes de fugir incendiaram um veículo estacionado junto ao mercado.

Entre os feridos com gravidade estão uma menina de dez anos e um menino de sete.

Em outro incidente, um soldado ficou ferido com gravidade pelo impacto dos estilhaços de uma bomba que explodiu pouco depois do ataque no centro da cidade de Pattani, segundo o chefe local da Polícia, coronel Narucha Suwanlapa.

Os ataques com armas leves, assassinatos e explosivos acontecem quase diariamente em Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do desdobramento de aproximadamente 31 mil homens das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.

Cerca de 4.500 pessoas morreram por causa da violência no sul da Tailândia desde que, em janeiro de 2004, o movimento separatista islâmico retomou a luta armada.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que faziam parte do antigo sultanato de Pattani quando foram anexadas há um século pelo antigo Reinode Siyam.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.