Atentado suicida contra igreja deixa 20 feridos na Indonésia

Autores do ataque detonaram bomba oculta em uma motocicleta durante missa que marca o início da Semana Santa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

JACARTA - Pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um ataque suicida a uma igreja cristã na ilha de Sulawesi, no centro da Indonésia, neste domingo, 28, informaram fontes oficiais.

O ministro do Interior, Mahfud MD, disse em entrevista à imprensa que os mortos eram os autores do ataque, que cometeram suicídio ao detonar uma bomba oculta em uma motocicleta.

Segundo a polícia, os agressores detonaram o explosivo em frente a uma igreja da cidade de Makassar durante uma missa no Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

Vinte pessoas ficaram feridas após ataque suicida durante missa na Indonésia Foto: Antara Foto/Arnas Padda via REUTERS

PUBLICIDADE

O presidente indonésio, Joko Widodo, condenou o ataque terrorista e afirmou que a polícia iniciou uma investigação.

"Condeno veementemente esses atos de terrorismo e ordenei ao chefe da polícia que investigue profundamente os culpados e descubra as redes responsáveis", disse Widodo em nota divulgada poucas horas após o ataque.

O presidente disse que o terrorismo é um crime contra a humanidade e que não tem nada a ver com religião.

O chefe da província de Sulawesi do Sul, Merdisyam, disse à televisão local que os feridos incluíam transeuntes que estavam nas proximidades, bem como fiéis que assistiam à missa.

Publicidade

Em maio de 2018, pelo menos treze pessoas foram mortas em ataques contra três igrejas cristãs na ilha indonésia de Java, no leste do país, que foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

A Indonésia, onde 88% da população é adepta ao islamismo, sofreu vários ataques jihadistas nas últimas duas décadas, incluindo o perpetrado na ilha de Bali em 2002, que causou 202 mortes./EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.