Atentados de grupo ligado ao EI matam ao menos 45 na Líbia

Grupo jihadista afirmou que série de ataques foi uma retaliação aos bombardeios do Egito, que mataram militantes islâmicos

PUBLICIDADE

Atualização:

(Atualizada às 14h45) BENGHAZI - Três carros-bomba explodiram na cidade líbia de Qubbah nesta sexta-feira, 20, no leste do país, matando ao menos 45 pessoas, disseram autoridades de segurança e médicos.

PUBLICIDADE

O braço do Estado Islâmico (EI) no país assumiu a autoria dos atentados horas depois das explosões. O grupo jihadista afirmou que a série de explosões foi uma retaliação pela morte de militantes islâmicos em Derna nos bombardeios do Egito.

Os ataques egípcios ocorreram após o grupo extremista divulgar um vídeo da decapitação de 21 egípcios cristãos. Derna é o reduto do ramo líbio do EI, grupo que tem ganhado terreno no país, não muito longe dos campos de batalha no Iraque e na Síria.

As três bombas explodiram em um posto de gasolina, perto da sede das forças de segurança da cidade e da Câmara de Vereadores de Qubbah. "Nós estamos anunciando sete dias de luto pelas vítimas de Qubbah", disse Saleh para a rede de televisão Al Arabiya.

Um comunicado do braço do EI afirma que dois "soldados do califado" carregaram bombas até os alvos.

Situação. A Líbia passa por momentos de turbulência, com dois governos e Parlamentos competindo por legitimidade e território, quatro anos após Muamar Kadafi ser derrubado do poder.

O país se dividiu entre dois governos e parlamentos rivais. Um está sediado na capital, Trípoli, e é apoiado por milícias aliadas a facções islamitas, enquanto o outro é o Parlamento eleito, que foi obrigado a se realocar e realizar sessões na cidade de Tobruk, no extremo leste do país, perto da fronteira com o Egito.

Publicidade

A capital, Trípoli, está sob controle de governo e Parlamento rivais, organizados por uma facção chamada Amanhecer Líbio, que tomou a cidade e forçou Thinni a ir para o leste. /AP e REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.