Atentados matam ao menos 45 em cidade sagrada xiita no Iraque

Mais de 130 teriam ficado feridos após duas explosões de carros-bomba perto de Karbala.

BBC Brasil, BBC

20 de janeiro de 2011 | 12h39

Dois ataques com carros-bomba perto da cidade sagrada xiita de Karbala, no Iraque, deixaram pelo menos 45 mortos e mais de 130 feridos nesta quinta-feira.

Testemunhas dizem que as explosões ocorreram na periferia da cidade, em dois caminhos que estavam sendo usados por xiitas que participavam de uma grande peregrinação, o Arbaeen, que marca o fim do período de luto de 40 dias pelo Imã Hussein, neto do profeta Maomé.

Cerca de 120 mil policiais e soldados iraquianos foram mobilizados para proteger os peregrinos, muitos dos quais caminham por dias até chegar a Karbala, onde acreditam que o Imã Hussein estaria enterrado.

Os atentados ocorreram em meio a um aumento no número de ataque suicidas perpetrados por supostos insurgentes islâmicos sunitas no Iraque.

Também nesta quinta-feira, um ataque suicida contra uma delegacia de polícia na cidade de Baquba, na região central do país, matou ao menos três pessoas.

O incidente aconteceu perto do local onde pelo menos 13 pessoas morreram na quarta-feira, quando uma ambulância cheia de explosivos foi detonada em uma base da polícia iraquiana.

Na terça-feira, outro atentado em Tikrit, cidade natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, matou pelo menos 50 pessoas.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
iraquekarbalaataquebombaxiita

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.