Atirador invade shopping e mata ao menos cinco pessoas na Holanda

Disparos deixam ao menos 11 feridos, alguns em estado grave; suspeito está entre os mortos

Agência Estado

09 de abril de 2011 | 10h17

Equipes médicas resgatam feridos após tiroteio.

 

AMSTERDAM - Um homem armado matou pelo menos cinco pessoas e feriu ao menos 11 em um centro comercial de Alphen aan den Rijn, a 21 quilômetros de Amsterdã, na Holanda, de acordo com a emissora estatal NOS.

 

O atirador també morreu no incidente, informou o prefeito da cidade, Bas Eenhoorn. Ele ainda afirmou que quatro dos feridos estão e condições críticas, cinco sofreram ferimentos graves e os outros dois foram levemente feridos.

 

Uma testemunha disse à NOS que o atirador tinha uma metralhadora e aparentemente disparou aleatoriamente. "Houve pânico, muitas pessoas correndo. Eu vi o atirador chegando, andando, e corri para dentro da loja. Vi ele carregando uma grande metralhadora", afirmou a fonte, proprietária de um pet shop no centro comercial.

 

"Você ouve sobre esse tipo de coisa acontecendo em escolas dos EUA e acha que está bem longe disso. Agora, aconteceu aqui na Holanda", disse outra testemunha. Os investigadores tentam identificar o atirador. Testemunhas disseram que ele usava jaqueta de couro e calças camufladas, no estilo militar.

 

O prefeito descreveu o Aso como "um desastre de proporções sem paralelo" para Alphen. "Sob essas circunstâncias, com tanta gente no shopping, incluindo famílias, pais e filhos, é uma situação incompreensível", disse Eenhoor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.