Atividade industrial Chinesa tem menor nível em 6 meses

A atividade industrial da China registrou queda pelo segundo mês consecutivo e atingiu o menor nível dos últimos seis meses. Segundo dados divulgados hoje pela Federação de Logística e Compra da China (CFLP, na sigla em inglês), o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial oficial chinês recuou para 50,5 em janeiro ante índice de 51 registrado em dezembro do ano passado. Os subíndices de produção, novos pedidos, novos pedidos para exportação, emprego, operação de grandes empresas e operação de pequenas e médias empresas também apresentaram queda na comparação mensal.

Agência Estado

01 de fevereiro de 2014 | 09h05

Os dados, segundo analista da CFLP, Zhang Liqun, apontam para uma modesta fraqueza no crescimento econômico chinês, o que levanta questões sobre as perspectivas para a segundo maior economia do mundo. No quarto trimestre de 2013, a economia da China cresceu 7,7% na comparação ante um avanço de 7,8% no terceiro trimestre.

Ainda de acordo com Liqun, a queda no subíndice de novos pedidos demonstra uma desacelaração da procura interna. Por sua vez, os fabricantes chineses enfrentam o aumento das taxas de juros e a valorização do yuan, dizem economistas, o que também encarece as exportações chinesas.

Apesar dos dados ligeiramente negativos, os analistas também alertaram para a interferência de efeitos sazonais, que podem ter um importante papel na redução da atividade industrial registrada em janeiro. "O padrão histórico sugere que as atividades industriais da China tendem a desacelerar antes do Ano Novo Chinês, já que muitos trabalhados retornam para suas cidades durante o longo feriado", explica o economista do banco ANZ, Liu Ligang. O Ano Novo Chinês teve início no final de janeiro.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaPMIindustrial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.