Ativistas pedem que Dilma dê asilo a Snowden

Nove integrantes da Avaaz, uma das maiores organizações mundiais de petições online, e do movimento Juntos! aproveitaram ontem a visita da presidente Dilma Rousseff a São Paulo para pedir que o Brasil conceda asilo político ao ex-funcionário da NSA Edward Snowden. Ele tornou público o programa de espionagem do governo dos EUA a cidadãos e autoridades.

O Estado de S.Paulo

20 de dezembro de 2013 | 02h01

Dilma foi à capital paulista para participar da celebração de Natal dos catadores de material reciclável e da população de rua, na zona norte da cidade. Ela estava acompanhada de ministros, do prefeito Fernando Haddad e de parlamentares.

Em silêncio, enquanto Dilma discursava, os manifestantes puseram máscaras de Snowden e ficaram em pé para exibir cartazes com os dizeres "Asilo para Snowden já" e "Dilma, dê boas-vindas a Snowden". Apesar de aparentar desconforto, Dilma não abordou o tema.

Thiago Aguiar, um dos membros do Juntos!, entregou uma máscara de Snowden para Dilma e pedido para que ela desse asilo para o ex-técnico da NSA. Com uma expressão de desaprovação, Dilma repassou a máscara para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também presente no evento. / RICARDO CHAPOLA e GUSTAVO PORTO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.