Divulgação
Divulgação

Atriz iraniana boicota cerimônia do Oscar em protesto contra Trump

Taraneh Alidoosti quer se manifestar contra o bloqueio temporário de entrada nos EUA de "países propensos" ao terrorismo, entre eles o Irã

O Estado de S.Paulo

26 Janeiro 2017 | 22h42

A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que interpreta a personagem Rana no longa-metragem O Apartamento, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, avisou no Twitter que não irá à cerimônia de premiação, um boicote de protesto  contra o decreto que deve ser assinado por Donald Trump para suspender, temporariamente, a entrada de iranianos e cidadãos de outros países muçulmanos nos EUA.

“A proibição de vistos para iranianos é racista. Tanto faz se essa medida inclui eventos culturais ou não, não comparecerei à edição de 2017 em sinal de protesto", escreveu Alidoosti em sua conta oficial no Twitter.

A expectativa é que Trump aprove ainda esta semana a redução do número de refugiados que podem entrar nos EUA e o bloqueio temporário daqueles que solicitem asilo e venham de países "propensos ao terrorismo", entre os quais o líder americano incluiria a Síria e outros países árabes.

A medida, segundo o jornal "The Washington Post", afetaria os vistos dos imigrantes que saem de Líbia, Somália, Irã, Iraque, Sudão e Iêmen.

O Apartamento é dirigido por Asghar Farhadi, um dos cineastas mais conhecidos do país e que conquistou em 2012 o Oscar de melhor estrangeiro por A Separação. / EFE

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.