Austrália declara estado de emergência na região de Camberra por conta de incêndios

O serviço meteorológico previu temperaturas chegando a 40 graus e rajadas de ventos, que podem espalhar o fogo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SYDNEY - Autoridades da Austrália declararam nesta sexta-feira, 31, o estado de emergência no território da capital australiana, que inclui Camberra, por um incêndio na floresta que ameaça se espalhar para o sul da cidade. A medida entrará em vigor pelo período de risco de incêndio em Canberra, disse à imprensa o ministro-chefe da capital, Andrew Barr.

Camberra, na Austrália, tomou medidas para prevenir a população contra os incêndios que assolam a região Foto: EFE/EPA/MICK TSIKAS AUSTRALIA

PUBLICIDADE

Os incêndios "podem ficar fora de controle",o estado de emergência serve "para as famílias se prepararem" diante do perigo, disse o ministro sobre essa medida, que não era ativada em Camberra há 17 anos. A cidade possui 400.000 habitantes. O serviço meteorológico australiano previu para os próximos dias um aumento de temperatura até 40 graus Celsius e fortes rajadas de vento, que podem aumentar o fogo.

A principal preocupação está centrada em um foco no Vale Orroral, ao sul da capital, que já destruiu 18.000 hectares. Mais de 80 incêndios florestais continuam queimando nos estados australianos de Victoria e Nova Gales do Sul, os mais afetados pelos incêndios.

De setembro até agora, os incêndios mataram 33 pessoas e devastaram terras maiores que o tamanho da Síria (180.000 quilômetros quadrados). /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.