Autoridade afirma que crianças tailandesas presas em caverna já aprenderam a mergulhar

Governador de Província no norte do país disse que mantém contato diário com as famílias das vítimas e grupo está bem

O Estado de S.Paulo

06 Julho 2018 | 14h44

MAE SAI, TAILÂNDIA - Em coletiva nesta sexta-feira, 6, o governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, no norte da Tailândia, declarou que os 12 meninos presos na caverna Tham Luang já aprenderam a mergulhar. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian. Questionado pelos repórteres se a retirada do grupo vai começar hoje, ele afirmou que, caso os riscos sejam mínimos, as tentativas de resgate serão realizadas. "Nós vamos tentar organizar o melhor plano. Se o risco for mínimo, nós tentaremos. Estamos com medo do tempo e (baixa quantidade de) oxigênio na caverna."

+ Ex-mergulhador que morreu em caverna na Tailândia amava esportes e era voluntário no resgate

+ Agricultores aceitam prejuízos para resgatar grupo preso em caverna na Tailândia

+ Meninos tailandeses haviam visitado caverna várias vezes

No entanto, segundo o Guardian, Narongsak negou que o resgate vá começar ainda nesta sexta-feira, mesmo que a chuva comece. "Eles não podem mergulhar neste momento", declarou, sem dar mais detalhes. O governador acrescentou que, segundo o mergulhador britânico que saiu da caverna nesta manhã, as crianças estão bem. Ele disse que fala com as famílias das vítimas todos os dias.

+ Mergulhador tailandês morre em operação de resgate dos 12 meninos

+ Diminuição dos níveis de oxigênio em caverna da Tailândia preocupa equipes de resgate

A tentativa de perfurar um buraco de 200 metros para chegar até os 12 meninos e o treinador de futebol presos na caverna de Tham Luang falhou nesta sexta-feira, de acordo com fontes locais. Um correspondente do jornal britânico "The Guardian" relatou que a possibilidade de resgatar o grupo retido desde 23 de junho na caverna por via aérea foi cancelada. Com isso, resta apenas a opção de realizar o resgate por dentro da caverna, que está parcialmente alagada. Para isso, os meninos precisarão mergulhar sozinhos, em uma medida de risco e dificuldade. (ANSA)

Mais conteúdo sobre:
Tailândia [Ásia] caverna

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.