PUBLICIDADE

Autoridades afegãs denunciam morte de 6 civis em operação da Otan

Soldados da Isaf teriam entrado em casas durante operação noturna na cidade de Khost

Atualização:

CABUL - Seis civis morreram em um ataque das tropas internacionais na província de Khost, no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe nesta quinta-feira, 14, uma fonte oficial afegã.

 

PUBLICIDADE

Segundo o porta-voz do governador de Khost, Mubraz Mohammed Zadran, soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, pela sigla em inglês) realizaram uma incursão noturna na capital provincial - também chamada de Khost -, entraram em diversas casas e mataram seis civis, entre eles uma mulher.

 

A missão da Otan no país asiático, porém, desmentiu que as vítimas fossem civis.

 

Um porta-voz da Isaf, Tim James, confirmou à Efe o incidente armado, mas precisou que as seis pessoas mortas eram militantes pertencentes à rede jihadista Haqqani.

 

"Um contingente de tropas internacionais e afegãs comandado pela Otan realizou uma incursão na localidade de Khost e matou seis insurgentes no ataque", explicou o porta-voz da Isaf.

 

James acrescentou que as tropas abateram uma "mulher insurgente" que disparou contra as tropas internacionais e reconheceu que durante o confronto um civil ficou ferido e foi levado a um hospital próximo.

 

A morte de civis é um dos principais pontos de atrito entre as autoridades afegãs e a missão da Otan em solo afegão.

Publicidade

 

Em 31 de maio, o presidente afegão, Hamid Karzai, chegou a dizer que as tropas estrangeiras serão consideradas "invasoras" se continuarem os bombardeios contra casas da população civil no transcurso de suas operações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.