Autoridades encontram corpos de 30 soldados da Guerra do Vietnã

Mortos faziam parte do contingente que preparava a Ofensiva do Tet, na província de Quan Ngai

Efe

21 de setembro de 2010 | 05h31

HANÓI - As autoridades da região central vietnamita localizaram uma vala comum com cerca de 30 restos mortais de soldados norte-vietnamitas que morreram em 1968, durante a Guerra do Vietnã, informaram nesta terça-feira, 21, fontes oficiais

Os soldados, que morreram enquanto faziam os preparativos da Ofensiva do Tet, foram encontrados na segunda-feira na província de Quang Ngai por uma equipe do exército vietnamita dedicado à recuperação de desaparecidos em combate.

"Pertenciam a um comando que caiu em 1º de janeiro de 1968 enquanto atacavam um quartel do governo em Quang Ngai", afirmou o Coronel Nguyen Cao Tu.

Tu afirmou que muitos batalhões morreram nesta região, embora não se saiba com exatidão onde foram enterrados os corpos.

A Ofensiva do Tet, lançada de forma surpreendente pelo Vietnã do Norte durante o ano novo lunar (Tet), mobilizou cerca de 100 mil homens em todo o território do Vietnã do Sul e buscava atacar as cidades principais, particularmente Saigon e Hué.

Foi um fracasso para o Vietcong quanto ao número de baixas (cerca de 44 mil mortos), mas, segundo os especialistas, representou um ponto de mudança na opinião da população americana que se opunha à disputa e a morte de mais cidadãos do país.

A Guerra do Vietnã, da qual os Estados Unidos se retirou formalmente em 1973 eque terminou com a vitória comunista em 1975, causou a morte de três milhões de vietnamitas e 58 mil americanos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.