Avalanche mata 9 alpinistas nos Alpes Franceses

Uma avalanche nos Alpes Franceses matou nove alpinista que escalavam o Mont Blanc nesta quinta-feira, disseram autoridades da cidade de Chamonix, França. Outros 11 alpinistas foram hospitalizados e pelo menos quatro estão desaparecidos.

AE, Agência Estado

12 de julho de 2012 | 15h05

A avalanche foi causada por um alpinista que acidentalmente rompeu um bloco de gelo. Um pedaço de 40 centímetros de profundidade então soltou-se e rolou montanha abaixo, criando uma massa de neve com 2 metros de profundidade e 50 metros de comprimento. Enquanto a camada de neve descia a encosta íngreme, diversos outros montanhistas conseguiram fugir em tempo.

Duas vítimas foram salvas pelas equipes de resgate, que freneticamente vasculharam a área utilizando helicópteros e cães farejadores. As buscas foram interrompidas ao anoitecer. Três britânicos, três alemães e dois espanhóis estão entre os mortos, confirmaram seus respectivos governos. Outras duas vítimas fatais são suíças, afirma a polícia na cidade montanhosa de Chamonix, França.

O Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa Ocidental, é uma área popular entre alpinistas e turistas. Mas também é um local perigoso, com dezenas de mortes todo ano. As informações são da Associated Press

Mais conteúdo sobre:
Françaacidenteavalanche

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.