Queda de avião no Nepal deixa ao menos 50 mortos, diz porta-voz do Exército

De acordo com diretor do aeroporto, piloto deveria se aproximar da pista pela direção norte, mas mudou repentinamente de rumo; aeronave da companhia US-Bangla Airlines decolou da capital de Bangladesh, Daca, e não relatou problemas durante voo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

KATMANDU - Um avião de uma companhia aérea de Bangladesh com 71 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira, 12, durante o procedimento de aterrissagem no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, deixando ao menos 50 mortos, disse um porta-voz do Exército.

Queda de avião particular no Irã deixa 11 vítimas

A aeronave, operada pela US-Bangla Airlines, decolou de Daca e se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Katmandu quando fez uma mudança repentina de rota, atingindo a cerca e explodindo pouco depois, disse Raj Kumar Chettri, gerente-geral do aeroporto.

Equipes de resgate atuam no local do acidente; avião transportava 71 pessoas Foto: Niranjan Shreshta/AP Photo

PUBLICIDADE

De acordo com as companhia, entre os passageiros estavam 33 nepaleses, 32 bengalis, 1 chinês e 1 maldívio. "Repentinamente, o avião balançou violentamente e ouvimos um estrondo alto", disse Basanta Bohora, um dos sobreviventes, ao diário Kathmandu Post. "Estava sentado perto de uma janela, que quebrei para sair dos destroços."

O acidente é o mais recente no montanhoso território do Nepal, que tem um histórico ruim em termos de segurança aérea. Muitos aviões de pequeno porte voam na extensa rede doméstica e comumente enfrentam problemas em pistas de pouso remotas.

Investigação atribui queda de avião na Rússia a congelamento de sensores

"Recuperamos 50 corpos até o momento", disse o porta-voz do Exército, Gokul Bhandari. Apesar de várias pessoas terem sido resgatadas dos restos da aeronave Bombardier Q400, nove ainda são consideradas desaparecidas, disse o militar. 

Publicidade

Segundo Chettri, momentos depois de o avião receber permissão para pousar, o piloto disse que gostaria de seguir na direção norte. Perguntado pela torre de controle se havia um problema, ele respondeu negativamente.

O avião foi visto fazendo dois giros na direção nordeste e os controladores de voo perguntaram novamente se a situação estava sob controle. O piloto respondeu que sim. A torre ainda informou que o alinhamento do avião estava incorreto, mas não recebeu resposta, completou diretor do aeroporto.

"O avião deveria ter vindo da direção certa", disse Chettri, explicando que depois de atingir a cerca do aeroporto, a aeronave tocou o solo bruscamente e pegou fogo. Ainda não está claro se o piloto emitiu um pedido de socorro.

Histórico de acidentes

Katmandu já registrou uma série de acidentes e incidentes aéreos. Em março de 2014, um grupo de pássaros quebrou o para-brisa de um avião da Malaysia Airlines durante o pouso na capital.

Equipes de resgate encontram destroços do avião que caiu no Irã

No mesmo mês, uma roda traseira de um Airbus A320 operado por uma companhia aérea indiana de baixo custo pegou fogo após o pouso.

Publicidade

Em 1992, todas as 167 pessoas a bordo do avião da Thai Airways morreram depois da queda da aeronave, procedente de Bangcoc, durante a tentativa de aterrissar em Katmandu. / REUTERS e AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.