Avião da FAB segue para o Peru com mantimentos

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou no final da manhã de hoje da Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio, em direção ao Peru carregado com 15,5 toneladas de mantimentos. Os alimentos serão entregues às autoridades locais para a assistência às vítimas das enchentes e deslizamentos que isolaram a região das ruínas de Machu Picchu, no Peru.

ALEXANDRE RODRIGUES, Agencia Estado

30 de janeiro de 2010 | 17h41

Segundo a FAB, o Hércules C-130 ficará à disposição do Itamaraty para o trazer de volta ao Brasil turistas brasileiros que ficaram retidos no país pela catástrofe.

No entanto, o aparelho só deverá chegar ao estado de Cuzco no domingo. O avião, que decolou do Rio às 11h15, fará uma escala técnica em Rio Branco, no Acre, onde vai pernoitar. Na manhã de domingo, ele segue para Cuzco.

A FAB informou que o avião tem capacidade para transportar até 80 pessoas na viagem de volta ao Brasil, mas a seleção dos passageiros entre os brasileiros que estão na região ficará a cargo dos diplomatas que prestam assistência ao grupo no local. O governo peruano já retirou 1.400 turistas da região isolada, mas o Itamaraty estima que ainda há 270 brasileiros entre os 800 turistas restantes.

Na volta, se estiver com a lotação esgotada, o avião terá de fazer pelo menos uma escala técnica, em Rio Branco ou Cuiabá, informou a FAB. O avião também deverá deixar brasileiros em Brasília.

Tudo o que sabemos sobre:
Peruavião

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.