Ban deixa China após visitar Guerreiros de Terracota

Secretário-geral da ONU terminou sua visita à China e segue agora para a Mongólia

PUBLICIDADE

Atualização:

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, concluiu neste sábado sua visita oficial à China com uma ida à cuidai de Xian, capital de Shaanxi, para ver os Guerreiros de Terracota antes de partir neste domingo rumo à Mongólia, informou a agência oficial "Xinhua".

 

PUBLICIDADE

Ban disse em Xian que está "impressionado com a cultura chinesa", pouco antes de deixar uma nota durante sua visita ao Museu dos Guerreiros de Terracota, sobre os quais disse que eram "uma maravilha inigualável no mundo".

 

O secretário-geral da ONU se reuniu com o governador da província de Shaanxi, Iuane Chunqing, e à tarde visitou uma estação de tratamento de águas residuais e uma fábrica na zona de alto desenvolvimento tecnológico de Xian.

 

Na Mongólia, Ban abordará os desafios da mudança climática com ênfase nas necessidades especiais dos países sem litoral, segundo informa um comunicado das Nações Unidas. Ban deve se reunir com o presidente mongol, Tsakhia Elbegdorj, com o primeiro-ministro, Sanj Bayar, e com o ministro das Relações Exteriores, Sukhbaatar Batbold.

 

Ele também passará tempo com uma comunidade de pastores mongóis tradicionais que enfrentam escassez de água e desertificação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.