Bandeira afegã é hasteada no centro da cidade de Marjah

Tomada da cidade é 'um novo início', diz general americano; cidade é um reduto estratégico do Taleban

Agência Estado,

25 de fevereiro de 2010 | 10h09

A bandeira do Afeganistão foi hasteada nesta quinta-feira, 25, no centro da cidade de Marjah, no sul do país. Forças lideradas pelos EUA, com a presença de tropas locais, realizam uma ofensiva para retirar o Taleban da região, um de seus principais domínios.

 

O governador da província de Helmand, Mohammad Gulab Mangal, levantou a bandeira nas cores verde, preta e vermelha em Marjah, observado pelo general Larry Nicholson, comandante dos marines americanos no sul afegão. "É um dia muito histórico, um novo início", afirmou Nicholson a cerca de 300 moradores.

 

VEJA TAMBÉM:
especial Especial: 30 anos de violência

Em uma ação que teve as características de uma celebração de vitória na ofensiva, Nicholson disse estar emocionado. "Eu estou tão tocado por isso, estou tão feliz com o resultado", disse o general, acrescentando que se tratava de um "novo início para Marjah sob o governo do Afeganistão".

 

Aproximadamente 15 mil soldados dos EUA, do Afeganistão e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançaram uma operação no dia 13 para retomar a área. A ação é vista como a maior desde a invasão liderada pelos EUA no país, em 2001, que derrubou o regime do Taleban.

 

A missão atual consiste em dominar a área de Marjah em Helmand, derrotando as forças do Taleban e os barões do tráfico de drogas Trata-se de um importante teste para a iniciativa do presidente dos EUA, Barack Obama, de enviar mais tropas para a guerra afegã. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
MarjahAfeganistãoEUAtropasTaleban

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.