Charles Dharapak/AP
Charles Dharapak/AP

Barack Obama chega a Bali para reunir-se com líderes asiáticos

Antes de chegar ao país, o líder americano esteve na Austrália, onde anunciou o aumento da presença militar dos Estados Unidos na região

Efe

17 de novembro de 2011 | 09h35

BALI - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quinta-feira, 17, à ilha indonésia de Bali para reunir-se com governantes asiáticos e participar da cúpula do fórum Ásia Oriental, com a agenda centrada na segurança nuclear e marítima.

Antes de chegar ao país, o líder americano esteve na Austrália, onde anunciou o aumento da presença militar dos Estados Unidos na região e o compromisso da Casa Branca com a região Ásia-Pacífico. Obama terá encontros nesta quinta e sexta-feira com mandatários e no sábado participará da cúpula do fórum Ásia Oriental.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou a Bali horas antes, após viagem às Filipinas e à Tailândia para estreitar relações com seus dois principais aliados na região. A visita de Obama à Indonésia foi precedida de protestos, o último na quarta em Jacarta, onde centenas de pessoas se manifestaram contra a política externa dos EUA. "Obama vem só para seguir explorando os ricos recursos da Indonésia", afirmou Faizal Abbas, um dos manifestantes.

A Human Rights Watch pediu a Obama que na visita pressione as autoridades da Indonésia pelo respeito aos direitos humanos, após o aumento da violência sectária no país e a piora do conflito independentista na região oriental de Papua.

Um forte esquema de segurança foi montado em Nusa Dua para a chegada do líder americano, incluindo o cadastramento de todos os turistas pelo Centro de Desenvolvimento do Turismo de Bali.

Tudo o que sabemos sobre:
Barack ObamaÁsiaBali

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.