Barack Obama e Raúl Castro se encontrarão na Cúpula das Américas

Barack Obama e Raúl Castro se encontrarão na Cúpula das Américas

Evento pode servir de palco para a histórica normalização das relações entre os países, anunciada no fim do ano passado pelos dois presidentes, após meio século de hostilidade

O Estado de S. Paulo

07 de abril de 2015 | 18h26

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, se encontrarão esta semana pela primeira vez desde que os dois países iniciaram um processo de reaproximação no ano passado.

Obama e Castro participarão da Cúpula das Américas, que ocorre no Panamá esta semana, e o evento pode servir de palco para a histórica normalização das relações entre os países, anunciada no fim do ano passado pelos dois presidentes, após meio século de hostilidade. "Tenho certeza que o presidente Obama vai interagir com o presidente Castro nos eventos da cúpula", disse Ben Rhodes, assessor de segurança nacional dos Estados Unidos. Obama vai ao Panamá na quinta-feira e os eventos da Cúpula ocorrem na sexta-feira e no sábado. 

Em dezembro, Obama e Castro anunciaram simultaneamente que iniciariam o processo de normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, incluindo a reabertura das embaixadas."Nós não iremos reabrir as embaixadas antes da Cúpula", afirmou Rhodes. Ele ainda disse que espera que o assunto faça parte das discussões entre Obama e Castro.

A Cúpula das Américas é coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que votou pela exclusão de Cuba do grupo em 1962. O país foi convidado a voltar para a organização em 2009, mas se recusou até este ano. / DOW JONES NEWSWIRES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.