BC suíço compra bônus da Alemanha e França,diz jornal

O banco central da Suíça (SNB, na sigla em inglês) começou a comprar dívida dos governos da Alemanha e da França diretamente do mercado, como parte dos seus esforços para conter a alta do franco suíço, segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que citou fontes bancárias de Frankfurt.

REGINA CARDEAL, Agência Estado

03 de setembro de 2011 | 12h54

O BC suíço só comprará bônus alemães e franceses, que considera os mais líquidos e seguros dentro da zona do euro, acrescenta o jornal com base em suas fontes.

O SNB disse recentemente que só estava intervindo nos mercados de câmbio por meio de operações de swap, pelo qual adquire temporariamente euros e dólares em troca por francos suíços, ampliando assim a oferta de francos no mercado.

Em intervenções anteriores no câmbio, em 2009 e 2010, o banco também comprou diretamente dívida soberana nos mercados, mas não limitou as compras aos papéis franceses e alemães, segundo o jornal. O banco central suíço não estava disponível neste sábado para comentar a reportagem.

O jornal também afirmou que, na sexta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) comprou novamente bônus soberanos italianos recentemente lançados, num esforço adicional às tentativas de estabilizar os mercados de bônus italianos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Suíçabônus

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.