BC suíço compra bônus da Alemanha e França,diz jornal

O banco central da Suíça (SNB, na sigla em inglês) começou a comprar dívida dos governos da Alemanha e da França diretamente do mercado, como parte dos seus esforços para conter a alta do franco suíço, segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que citou fontes bancárias de Frankfurt.

REGINA CARDEAL, Agência Estado

03 Setembro 2011 | 12h54

O BC suíço só comprará bônus alemães e franceses, que considera os mais líquidos e seguros dentro da zona do euro, acrescenta o jornal com base em suas fontes.

O SNB disse recentemente que só estava intervindo nos mercados de câmbio por meio de operações de swap, pelo qual adquire temporariamente euros e dólares em troca por francos suíços, ampliando assim a oferta de francos no mercado.

Em intervenções anteriores no câmbio, em 2009 e 2010, o banco também comprou diretamente dívida soberana nos mercados, mas não limitou as compras aos papéis franceses e alemães, segundo o jornal. O banco central suíço não estava disponível neste sábado para comentar a reportagem.

O jornal também afirmou que, na sexta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) comprou novamente bônus soberanos italianos recentemente lançados, num esforço adicional às tentativas de estabilizar os mercados de bônus italianos. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Suíça bônus

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.