EFE
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Benetton é criticada por usar imagem de imigrantes resgatados em campanha publicitária

Foto mostra um grupo de imigrantes que foram resgatados no Mediterrâneo pelo navio humanitário Aquarius

O Estado de S.Paulo

20 de junho de 2018 | 09h50

PARIS - A marca italiana Benetton foi duramente criticada nesta quarta-feira, 20, depois de publicar, com fins publicitários, uma imagem de imigrantes resgatados no Mediterrâneo pelo navio humanitário Aquarius.

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Tirada por um fotógrafo durante uma operação de resgate no dia 9 de junho, a foto mostra um grupo de imigrantes com coletes salva-vidas vermelho em um bote inflável no Mar Mediterrâneo. Na base da imagem, o logo United Colors of Benetton.

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"A SOS Méditerranée se dissocia completamente dessa campanha que mostra uma foto tirada quando nossas equipes resgatavam pessoas em perigo", reagiu no Twitter a organização humanitária francesa, que fretou o Aquarius.

"Deve-se respeitar a dignidade dos sobreviventes em todas as circunstâncias. A tragédia humanitária que acontece no Mediterrâneo não deve ser nunca usada com fins comerciais", acrescentou a ONG.

O ministro italiano do Interior e vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, que se negou a receber em seus portos os 629 imigrantes do Aquarius, também reagiu. "Apenas eu acho que isso é repugnante?", questionou ele no Twitter.

O grupo italiano Benetton, que fechou 2017 com suas piores perdas, está acostumado a fazer campanhas publicitárias impactantes. Algumas, como as do fotógrafo Oliviero Toscani que mostravam um portador de aids agonizando, uma mulher negra amamentando um menino branco, ou uma freira beijando um padre, causaram polêmica na década de 1990. / AFP

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