Lintao Zhang/Reuters
Lintao Zhang/Reuters

Biden e Xi conversam para evitar cenário de conflito entre EUA e China

O ambiente de competição entre os países foi tema de ligação entre os presidentes nesta sexta-feira; ao longo da conversa, Biden ressaltou, segundo a Casa Branca, o 'interesse duradouro dos EUA na paz'

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de setembro de 2021 | 02h34

WASHINGTON - Os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, conversaram por telefone nesta sexta-feira, 10, acerca do ambiente de “competição” que envolve as duas potências. O diálogo foi estabelecido sete meses depois da última ligação entre os líderes, que ocorreu em fevereiro, logo após a posse de Biden. 

Ao longo do telefonema, segundo comunicado emitido pela Casa Branca, os dirigentes discutiram a responsabilidade de ambas as nações em garantir que o ambiente competitivo “não se desvie para um conflito.” 

O texto ainda afirma que a conversa faz parte do “esforço contínuo dos Estados Unidos para administrar de forma responsável a competição” com a China. “O presidente Biden destacou o interesse duradouro dos EUA na paz, estabilidade e prosperidade no Indo-Pacífico e no mundo.” 

Em Pequim, o canal estatal CCTV noticiou o telefonema como um diálogo “sincero, profundo e amplo” acerca da relação entre os países e de “questões de interesse mútuo''. Xi Jinping destacou que durante a ligação disse a Biden que o confronto entre as nações “significaria um desastre para ambas e para o mundo.” 

Xi ressaltou que, respeitando as diferenças, as duas partes devem continuar o diálogo sobre as mudanças climáticas, a prevenção de epidemias e a recuperação econômica global./AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.