Bill de Blasio toma posse em Nova York

Bill de Blasio tomou posse nesta quarta-feira como prefeito de Nova York, se tornando o primeiro democrata a ocupar o City Hall em quase duas décadas. De Blasio fez o juramento logo após a meia-noite diante de sua modesta casa no Brooklyn e uma hora depois foi empossado em grande escala nas escadas do City Hall,

AE, Agência Estado

01 de janeiro de 2014 | 20h08

O novo prefeito foi eleito há dois meses por uma margem recorde de votos prometendo não seguir os passos de seu antecessor, Michael Bloomberg, que permaneceu no posto por 12 anos. Bloomberg ficou conhecido por remodelar Nova York, tornando a cidade uma das mais seguras e mais prósperas do país, mas também uma das mais divididas entre os muito ricos e a classe trabalhadora.

De Blasio, de 52 anos, assumiu o posto ao lado de sua esposa, Chirlane McCray e seus dois filhos adolescentes, uma família que desempenhou um papel importante em sua campanha e que para alguns americanos simboliza uma nova era após anos de administração impessoal e levada por números como foi a de Bloomberg.

Nas escadarias de City Hall, de Blasio agradeceu à cidade e Itália, de onde veio sua família. Ele também se dirigiu em espanhol à vasta população da Republica Dominicana, México e outros países de língua hispânica que vivem na cidade.

A posse de Blasio representou um dia de vitória para os democratas, que venceram os republicanos por uma margem de 6 a 1, após terem deixado o comando da cidade no Ano Novo de 1993, com a saída de David Dinkins.

O novo prefeito de Nova York trabalhou na administração de Clinton e ajudou na bem-sucedida campanha da ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton para o Senado. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Nova Yorkde Blasio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.