Bin Laden 'ataca líderes árabes em mensagem'

Em nova gravação divulgada pela Al Jazeera, líder da Al-Qaeda acusa líderes moderados de conspirar com Ocidente.

BBC Brasil, BBC

14 de março de 2009 | 22h02

Uma nova mensagem de áudio que seria do líder da organização Al-Qaeda, Osama Bin Laden, acusa os líderes árabes moderados de conspirar com países ocidentais contra os muçulmanos.

A mensagem foi transmitida pelo canal de televisão árabe Al Jazeera, que não informou como conseguiu a gravação.

Na gravação atribuída ao líder da Al-Qaeda, Bin Laden também renova seus ataques contra Israel.

"Está claro que alguns líderes árabes conspiraram com a coalizão de sionistas e cruzados (Israel e Ocidente) contra nosso povo", diz a voz na gravação, sem citar nenhum líder.

"Estes são os líderes que a América chama de moderados."

Bin Laden, que é o homem mais procurado pelos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro de 2001, também acusa Israel de crimes de guerra contra palestinos na Faixa de Gaza, se referindo à ofensiva israelense no início de 2009, que deixou cerca de 1,3 mil mortos.

A voz na gravação pede uma nova jihad e pede que militantes primeiro conquistem o Iraque e então a Jordânia, que pode ser usada como rota para a Cisjordânia.

A última mensagem gravada que seria de Osama Bin Laden foi divulgada em janeiro. Na mensagem ele pedia uma guerra santa para encerrar a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Osama Bin Laden estaria vivendo em áreas tribais perto da fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Uma recompensa de milhões de dólares foi oferecida pelos Estados Unidos pela sua captura.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
osama bin ladenal-qaedamundo árabe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.