Bloco de Maliki assume liderança na eleição iraquiana

Coalizão do atual premiê lidera em 7 das 18 províncias. Diferença[br]de votos sobre Allawi é de 40 mil

AP, Reuters e AFP, Bagdá, O Estadao de S.Paulo

18 de março de 2010 | 00h00

Com 83% das urnas apuradas, a coalizão liderada pelo atual premiê iraquiano, Nuri al-Maliki, retomou ontem a liderança na eleição parlamentar do dia 7, deixando para trás os candidatos da aliança xiita secular liderada pelo ex-premiê Ayad Allawi.

A coalizão Estado de Direito, de Maliki, aparece com 40 mil votos a mais que os rivais da Al-Iraqiya (O Iraquiano), de Allawi. A apuração poderia se estender até o fim do mês, de acordo com previsão da Justiça Eleitoral iraquiana.

O crescimento de Maliki ocorreu depois do início da apuração nos redutos xiitas de Basra, Kerbala e Dhi Qar, no sul do Iraque. Até a terça-feira, quem vinha liderando era Allawi, por uma diferença de 9 mil votos. Agora, Maliki lidera em 7 das 18 províncias iraquianas. Allawi lidera em outras 5.

A divulgação dos novos resultados parciais deve acalmar os partidários de Maliki que vinham reclamando de fraude eleitoral. Ontem, eles pediram a recontagem de votos em Bagdá.

Ali al-Adeeb, um aliado próximo de Maliki, disse ter sido avisado por funcionários eleitorais iraquianos de que vários votos teriam sido alterados em favor de Allawi na capital. "Somente depois que a recontagem de votos for concluída poderemos dizer se o número de votos que a comissão nos atribui é correto ou não", disse.

Atentados. O novo resultado foi divulgado um dia depois do duplo atentado a bomba que deixou pelo menos 8 mortos e 11 feridos na região de Al-Mesayeb, na Província de Babel, ao sul de Bagdá. Dois micro-ônibus foram usados no atentado, que mostra a vulnerabilidade do Iraque, justamente no momento em que o país enfrenta uma possível mudança política e as tropas americanas preparam-se para partir. /

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.