Blogueiro chinês é preso após piada sobre Congresso

Centenas de internautas chineses estão se manifestando contra a prisão de um blogueiro de Pequim que foi detido pela polícia depois de postar uma piada no Twitter sobre o 18º Congresso do Partido Comunista da China. A publicação de Zhai Xiaobing, no dia cinco de novembro, sugeria que o próximo filme de horror da série "Premonição" ("Final Destination", título original em inglês) seria sobre a Grande Muralha desmoronando sobre os representantes do partido. O "tweet" dizia: "Uma estreia de tremer a terra será vista na première global no dia 8 de novembro", mesma data do início do congresso.

AE, Agência Estado

21 de novembro de 2012 | 14h29

Dois dias depois, a polícia do condado de Miyun prendeu Zhai Xiaobing e apreendeu seu computador, disse um amigo de Zhai, Liu Yanping.

Um agente da polícia de Miyun afirmou, sem se identificar, que o blogueiro está sendo investigado por "espalhar informação terrorista". A acusação tem pena máxima de cinco anos de prisão.

Mais de 400 pessoas já assinaram uma petição online pedindo que os agentes de segurança libertem Zhai e tenham um pouco mais de senso de humor.

As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.