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Bloomberg bate recorde de gastos publicitários em campanha eleitoral nos EUA

Bilionário é dono da nona maior fortuna do mundo e está em terceiro lugar nas pesquisas em nível nacional

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Por Redação
Atualização:

O pré-candidato presidencial democrata Michael Bloomberg, bilionário ex-prefeito de Nova York, bateu todos os recordes ao gastar a assombrosa quantia de U$ 364,3 mi em publicidade de campanha, valor que continua aumentando, segundo um informe divulgado nesta sexta-feira, 21, pela Advertising Analytics.

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Em sua campanha de reeleição, o ex-presidente Barack Obama gastou U$ 338,3 mi, informou a consultoria em um boletim.

"Bloomberg superou o recorde de gastos estabelecido por Obama em 2012 de 338,3 milhões de dólares, o que faz dele o candidato com o maior gasto de todos os tempos", informou em um boletim o grupo apartidário.

A Advertising Analytics informou à AFP que os gastos de Obama não foram ajustados em termos atuais. As quantias apontadas se referem apenas à verba destinada à publicidade tradicional de rádio e televisão.

O bilionário e pré-candidato democrata Michael Bloomberg Foto: Jeff Kowalsky/AFP

Bloomberg, que aspira à indicação presidencial democrata para enfrentar o republicano Donald Trump, que disputará a reeleição em novembro, também é líder em publicidade digital, pois apenas na semana passada gastou US$ 14,5 milhões em anúncios em Facebook e Google, mais de dez vezes mais que todos os seus adversários juntos.

O montante total não inclui despesas de grupos externos que não são formalmente vinculados a partidos políticos, mas que gastam muito durante a temporada eleitoral em apoio ou oposição a candidatos específicos.

Os gastos de Bloomberg podem estar em suas primeiras etapas, pois ele resolveu não participar nas primeiras quatro primárias para se concentrar na "Super Terça", em 3 de março, quando 14 estados vão às urnas.

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Bloomberg, que em 2019 tinha a nona fortuna do mundo, segundo a revista Forbes, cobriu de publicidade estes estados, onde se decidirá um terço da maioria de delegados (1.991) necessária para obter a indicação na convenção democrata de julho.

O forte investimento em publicidade do milionário da mídia o catapultou ao terceiro lugar nas pesquisas em nível nacional - atrás do senador Bernie Sanders e do ex-vice-presidente Joe Biden - apesar de ter entrado na corrida eleitoral apenas em novembro. /AFP

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