Bob Esponja 'ajuda' a salvar menina engasgada

Uma garota de 12 anos de Long Island, nos Estados Unidos, contou que aprendeu no desenho "Bob Esponja" como salvar sua amiga, que passou mal após se engasgar com chiclete. Miriam Starobin e sua melhor amiga, Allyson Golden, encontraram-se na terça-feira, na aula de música, quando Allyson se engasgou com a goma, ficou rocha e começou a se debater.

AE-AP, Agência Estado

23 de abril de 2010 | 16h10

Miriam, recordando o que havia assistido no desenho, correu para ajudá-la e realizou a "Manobra de Heimlich". O chiclete acabou expelido pela amiga. Em um episódio da série animada da Nickelodeon, Bob Esponja recupera uma clarineta que estava presa na garganta do seu vizinho, Lula Molusco. Em outro, o personagem Patrick salva Lula Molusco após este engolir um garfo.

Miriam disse que também é fã de séries sobre médicos, como "Grey''s Anatomy", mas ela nunca teve treinamento formal na Manobra de Heimlich. Esse procedimento serve para retirar das vias respiratórias um corpo estranho que provoque asfixia. Para realizá-la, a pessoa deve ficar de pé atrás da vítima, rodear com seus braços a cintura dela e comprimir rapidamente o abdômen, com movimentos para cima.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.