Efe
Efe

Boca de urna aponta para segundo turno na Ucrânia

O candidato pró-Rússia Viktor Yanukovich enfrentará a primeira-ministra Yulia Tymoshenko no próximo mês

AE, Agencia Estado

17 de janeiro de 2010 | 17h43

O candidato pró-Rússia Viktor Yanukovich está liderando as eleições presidenciais da Ucrânia e enfrentará a primeira-ministra Yulia Tymoshenko no segundo turno no próximo mês, segundo as pesquisas de boca de urna.

Yanukovich deve obter 32% dos votos e Tymoshenko, 27%, de acordo com os resultados iniciais de uma boca de urna organizada pela Fundação para as Iniciativas Democráticas. Outra pesquisa, da organização Gfk-Ucrânia, mostrou Yanukovich à frente, com 35%, e Tymoshenko com 26%.

Como, segundo as pesquisas, Yanukovich não deverá conquistar a maioria dos votos, a eleição deverá ter um segundo turno, marcado para o dia 7 de fevereiro.

As duas pesquisas mostraram um forte desempenho do empresário Sergiy Tigipko e sinalizam para uma humilhante eliminação no primeiro turno do presidente Viktor Yushchenko.

Embora Tymoshenko apareça em segundo lugar, as pesquisas de boca de urna representam uma boa notícia para a primeira-ministra uma vez que, se confirmadas, significarão que ela reduziu a diferença em relação ao seu principal oponente na comparação com as últimas pesquisas realizadas antes do Ano Novo.

As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.