Bomba caseira é encontrada em banheiro de avião iraniano

Incidente é o mais recente no tenso caminho para as eleições presidenciais de 12 de junho.

BBC Brasil, BBC

31 de maio de 2009 | 06h57

Uma bomba de fabricação caseira foi encontrada dentro de um avião iraniano com cerca de 130 passageiros a bordo e desarmada, de acordo com agências de notícias do Irã.

A bomba foi descoberta no sábado, pouco depois que a aeronave da Kish Air decolou da cidade de Ahvaz, um dos centros petroleiros do sudoeste país, para a capital, Teerã, disse a agência Fars.

Segundo agências, guardas de segurança à paisana que viajam em todos os voos iranianos encontraram o artefato dentro de um banheiro. O avião voltou para Ahvaz e fez um pouso de emergência, retomando sua rota depois que a bomba foi desativada.

O incidente ocorre em um momento em que aumentam as tensões no Irã em antecipação às eleições presidenciais de 12 de junho. O correspondente da BBC em Teerã, Jon Leyne, diz que um fator que contribui para a sensação de instabilidade é que o presidente Mahmoud Ahmadinejad não parece ter vitória garantida.

Na quinta-feira, um atentado a bomba em uma mesquita na cidade de Zahedan, no sudeste do país, matou cerca de 20 pessoas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.