
22 de setembro de 2010 | 04h06
HANÓI - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas com gravidade pela explosão de uma bomba da Guerra do Vietnã que tentavam desmantelar para extrair os materiais de detonação, informou a polícia nesta quarta-feira, 22.
O acidente aconteceu na terça em um ferro velho de Dong Hoa, na província de Binh Duong, sul do país, quando o proprietário, Nguyen Van Tai, de 32 anos, tentava abrir com uma serra um projétil de 105 milímetros, segundo o chefe local de Polícia, Nguyen Hong Tai.
A detonação matou o motorista do caminhão que tinha levado ao local nove artefatos explosivos deixou Tai e outras duas pessoas feridas gravemente. Os três foram levados a um hospital da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon).
Pelo menos três incidentes mortais como este aconteceram este ano em ferros velhos do Vietnã, onde os explosivos não detonados da guerra causam a morte de mil de pessoas a cada ano.
Desde o final da guerra, em 1975, cerca de 40 mil vietnamitas morreram em incidentes semelhantes. Um terço dos mortos eram sucateiros que procuram e desativam bombas para vender o metal e também, apesar de ser ilegal, o explosivo, utilizado em pesca ou mineração informal.
O negócio gera para os sucateiros cerca de US$ 216 mil por mês em todo o país, segundo a organização Norwegian People's Aid, que ajuda o governo vietnamita na descontaminação de regiões afetadas por explosivos.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.