
26 de agosto de 2011 | 07h57
ABUJA - Uma bomba explodiu nesta sexta-feira, 26, no escritório da ONU em Abuja, na Nigéria, informou um porta-voz da organização às agências de notícias. Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 8 ficaram feridas no ataque, segundo Mike Zuokumor, responsável pela polícia no local.
Veja também:
Itamaraty condena atentado contra prédio da ONU na Nigéria
Ban Ki-moon diz que número de mortos em atentado na Nigéria é 'considerável'
ESPECIAL: Morte e violência no caminho da ONU
"Falamos com nossos colegas em Lagos, que confirmaram que a explosão foi causada por uma bomba. Não temos maiores informações até agora", disse Alessandra Vellucci, porta-voz na organização em Genebra, sem confirmar o número de mortes.
Um membro das forças de segurança em Abuja afirmou que aparentemente o prédio foi alvo de um caminhão-bomba.
Um funcionário do escritório da ONU em Lagos afirmou que a explosão ocorreu na ala do prédio onde ficava a representação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Uma asa inteira do edifício de 5 andares teria sido destruída. Cerca de 400 pessoas trabalham no local.
Michael Ofilaje, um funcionário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no escritório de Abuja, disse à Associated Press que "muitas pessoas morreram" e que havia "corpos espalhados" no local. Ofilaje disse que a explosão "ocorreu no porão e sacudiu o prédio".
Segundo testemunhas no local, pessoas feridas foram retiradas do edifício e levadas para o Hospital Nacional de Abuja.
|
Até o momento nenhum grupo reivindicou o atentado, porém a Nigéria, um país rico em petróleo, enfrenta ameaças em várias frentes.
Com 150 milhões de habitantes, a Nigéria é dividida entre o sul de maioria cristã e o norte muçulmano. Nos últimos meses, o país enfrenta a crescente ameaça da seita radical Boko Haram, que almeja implementar uma versão estrita da lei islâmica.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.