Bombardier tenta alijar Embraer de novo

ABombardier pediu ajuda ao governo do Canadá para ganhar da Embraer uma nova concorrência de venda de jatos regionaispara uma empresa aérea dos Estados Unidos. Desta vez, está em jogo uma encomenda de 60 a 75 aviões da NorthwestAirlines Corp.Em abril, a Bombardier fechou um contrato de US$ 1,5 bilhão para fornecer 75 jatos à Air Wisconsin, uma subsidiária daUnited Airlines, depois de garantir um crédito subsidiado de US$ 1,1 bilhão do governo de Ottawa para financiar a operação.Ogoverno brasileiro questionou a legalidade da operação na Organização Mundial de Comércio, que constituiu um ?panel? paraexaminar a queixa.Uma nova decisão canadense de ajudar a Bombardier a ganhar o contrato da Northwest certamenterealimentará a disputa comercial entre os dois países, que já contaminou as relações bilaterais e ajudou a produzir o episódioda vaca louca.Em fevereiro passado, uma ação de Ottawa baseada numa não comprovada alegação de risco de contaminaçãodo rebanho bovino brasileiro pela doença fechou durante três semanas os mercados do Canadá, Estados Unidos e México àsexportações de carne brasileira.De acordo com o jornal The National Post, os ministros da Indústria, Brian Tobin, e das Relações Exteriores, PierrePettigrew, defenderam a concessão do novo financimento subsidiado à Bombardier.Um porta-voz da chancelaria canadenseevitou comentar a posição do governo de Ottawa, mas confirmou que a Bombardier pediu assistência ao governo para garantir ocontrato da Northwest.No ano passado, a OMC deu ganho de causa ao Canadá e autorizou o país a aplicar sanções comerciais contra o Brasilnuma ação contra o programa de equalização de juros do Proex no financimento de exportações dos jatos regionais daEmbraer.O Brasil ofereceu compensações ao Canadá, tentou uma solução negociada. Depois de vários encontros, Ottawa nãoaceitou a oferta. Mas, sob pressão de outras empresas canadenses com interesse no comércio com o Brasil, tampoucoaplicou as represálias.Em lugar disso, abandonou o argumento sobre a retidão jurídica de sua posição e passou a praticar, de forma aberta, omesmo pecado de subsidiar as exportações de aviões que acusara o Brasil de cometer na venda dos jatos regionais daEmbraer.Mesmo assim, recentemente o Canadá iniciou uma nova ação na OMC, contestando a legalidade do novo programado Proex para exportação dos aviões, que o governo brasileiro adotou depois da condenação da OMC, para tornar asoperações de crédito oficial compatíveis com a decisão da organização internacional.

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