Bósnia realiza eleições municipais neste domingo

A Bósnia realiza eleições municipais neste domingo. Segundo as pesquisas, o pleito deve ser vencido por nacionalistas dentre as três principais comunidades do país: muçulmanos, sérvios e croatas.

AE, Agência Estado

07 de outubro de 2012 | 12h14

Mais de 3,1 milhões de eleitores estão aptos a escolher prefeitos e vereadores no país dos Bálcãs, mas todas as atenções estão voltadas para a cidade de Srebrenica, onde forças servo-bósnias mataram, em 1995, 8 mil homens e meninos muçulmanos e expulsaram milhares de civis.

Com uma taxa de desemprego de cerca de 44% e uma média salarial mensal de 420 euros, as disputas políticas locais geralmente atraem a atenção da mídia, principalmente na cidade de Mostar, no sul, onde o pleito não será realizado porque os partidos muçulmano e croata não conseguiram chegar a um acordo sobre as leis eleitorais.

Cerca de 550 candidatos, dos quais 40 são mulheres, concorrem às 140 prefeituras em disputa e mais de 30 mil disputam os cargos de vereador, informou a comissão eleitoral.

Em todo o país, as cerca de 5,1 mil sessões eleitorais, em 136 municipalidades, serão fechadas às 14h (de Brasília). As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesBósniaBálcãs

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.