07 de outubro de 2012 | 12h14
Mais de 3,1 milhões de eleitores estão aptos a escolher prefeitos e vereadores no país dos Bálcãs, mas todas as atenções estão voltadas para a cidade de Srebrenica, onde forças servo-bósnias mataram, em 1995, 8 mil homens e meninos muçulmanos e expulsaram milhares de civis.
Com uma taxa de desemprego de cerca de 44% e uma média salarial mensal de 420 euros, as disputas políticas locais geralmente atraem a atenção da mídia, principalmente na cidade de Mostar, no sul, onde o pleito não será realizado porque os partidos muçulmano e croata não conseguiram chegar a um acordo sobre as leis eleitorais.
Cerca de 550 candidatos, dos quais 40 são mulheres, concorrem às 140 prefeituras em disputa e mais de 30 mil disputam os cargos de vereador, informou a comissão eleitoral.
Em todo o país, as cerca de 5,1 mil sessões eleitorais, em 136 municipalidades, serão fechadas às 14h (de Brasília). As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.