Britânico das Malvinas 'vira' argentino

Pai de James Peck, nascido na ilha, lutou na guerra contra a Argentina

BBC Brasil, BBC

15 de junho de 2011 | 16h21

BUENOS AIRES - O britânico James Peck se transformou na primeira pessoa nascida nas Ilhas Malvinas a receber uma certidão de nascimento argentina.

Ele também recebeu uma carteira de identidade argentina durante uma cerimônia com presença da presidente argentina, Cristina Fernandez Kirchner, para marcar os 29 anos do fim da guerra pelo arquipélago.

O pai de Peck lutou no conflito. "Hoje, eu mesmo sou pai, e como o meu pai, que fez coisas por mim, quero fazer coisas por meus próprios filhos. Isso é para eles", disse.

Embora tenha perdido a guerra, até hoje a Argentina disputa a soberania das ilhas. A presidente Kirchner disse que Peck não precisa ter medo nem vergonha de sua decisão, porque os argentinos são um povo pacífico. "Embora honremos os nossos heróis e acreditemos profundamente em nossos direitos, sabemos que eles não são defendidos com bombas e tiros", disse Kirchner.

James Peck é um artista, casado com uma argentina e vive na capital argentina, Buenos Aires. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
argentina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.