Britânicos e romenos são retirados de Gaza

Autoridades britânicas disseram nesta segunda-feira que 27 cidadãos do país e seus dependentes palestinos foram retirados de Gaza por causa da violência na região. Já o governo da Romênia informou que 84 de seus cidadãos e dependentes, que também estavam no território costeiro, foram repatriados.

Agência Estado

14 de julho de 2014 | 15h25

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, disse que os britânicos deixaram Gaza na noite de domingo, passando por Israel e chegando até a Jordânia. O Ministério de Relações Exteriores da Romênia informou que seus cidadãos chegaram numa base aérea ao norte de Bucareste nesta segunda-feira, vindos de Amã, na Jordânia, a bordo de um avião miliar enviado pelo governo.

Israel deu início a ataques aéreos contra a Faixa de Gaza na terça-feira da semana passada, afirmando se tratar de uma resposta aos disparos de foguete contra seu território. Pelo menos 175 pessoas morreram desde o início da ofensiva no território costeiro.

Tudo começou com o sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia no mês passado. Depois de os corpos dos jovens serem encontrados, um adolescente palestino foi capturado e morto, numa aparente vingança.

No final de semana, Hague falou com o presidente palestino Mahmoud Abbas e com o ministro de Relações Exteriores Avigdor Lieberman e pediu um cessar-fogo imediato dos dois lados. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelGazabritânicosromenossaída

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.