PUBLICIDADE

Caixas-pretas de avião que caiu na Indonésia são localizadas

Pedaços de corpos e roupas que podem ser das vítimas também foram encontrados; entre os destroços localizados há um pedaço de metal retorcido pintado com as cores da companhia aérea

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

JACARTA - Autoridades da Indonésia anunciaram neste domingo, 10, que localizaram as duas caixas-pretas do Boeing 737-500 que caiu no mar logo após decolar do aeroporto de Jacarta, capital do país, nesse sábado, 9. As equipes de resgate também encontraram partes de corpos e destroços que podem ser do avião.

O avião da companhia Sriwijaya Air tinha 62 pessoas a bordo: 12 membros da tripulação e 50 passageiros, todos indonésios, incluindo sete crianças e três bebês. A polícia pediu às famílias informações como registros odontológicos e amostras de DNA para ajudar na identificação dos corpos. Pertences que seriam das vítimas também foram encontrados no local. 

Equipe de resgate organiza sacos que contêm partes de corpos recuperados no local da queda do avião Foto: Aditya Aji/AFP

PUBLICIDADE

Os primeiros destroços encontrados foram levados para o principal porto de Jacarta, incluindo um pneu do avião e um short rosa infantil, confirmou um jornalista da agência AFP. Os objetos, supostamente do avião, foram encontrados a 23 metros de profundidade na costa de Jacarta. Dentre eles estavam pedaços de metal retorcidos, pintados com as cores azul e vermelha, características da companhia aérea. Centenas de membros dos serviços de resgate, da Marinha e 10 navios de guerra participam das buscas.

O voo SJ182 tinha como destino Pontianak, na província de West Kalimatan, e sumiu dos radares cerca de quatro minutos após a decolagem. 

"Localizamos as caixas-pretas, as duas", anunciou Soerjanto Tjahjanto, chefe do comitê de segurança dos transportes, que faz parte do ministério dos Transportes. "Os mergulhadores vão começar a procurá-las e espero que não demore muito para que as encontrem". As caixas-pretas podem ser essenciais para ajudar os especialistas a determinar as causas do acidente.

Destroços encontrados pelas equipes de resgate tinham as cores tradicionais da companhia aérea Sriwijaya Air Foto: Bagus Indahono/EFE

Ainda não foram identificadas pistas do que pode ter causado a queda brusca do avião. A maioria dos acidentes é causada por uma junção de fatores que podem levar meses para ser determinados, dizem especialistas em segurança aérea. 

Uma porta-voz do Ministério dos Transportes disse que a torre de controle chegou a perguntar ao piloto por que o avião estava indo em uma direção diferente do plano de voo segundos antes de sair do radar. 

Publicidade

De acordo com o serviço especializado de acompanhamento de voos Flightradar24, o avião decolou às 14h36 no horário local (04h36 no horário de Brasília) e, quatro minutos depois, atingiu o máximo de altitude, cerca de três mil metros. Após atingir essa altura, a aeronave começou uma queda brusca e parou de transmitir sinais 21 segundos depois. 

Os pilotos tinham décadas de experiência. Segundo seu perfil no LinkedIn, o capitão do voo já foi piloto da Força Aérea da Indonésia. 

Joko Wikodo, presidente da Indonésia, expressou "sinceras condolências" pelo desastre e pediu orações à população em prol da localização dos desaparecidos.

"Estamos em contato com a companhia aérea e prontos para dar apoio neste momento difícil", disse a Boeing em um comunicado. "Nossos pensamentos estão com a tripulação, passageiros e seus familiares"./REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.