Calderón diz que WikiLeaks afetou relação México-EUA

O presidente do México, Felipe Calderón, disse que a cooperação com os Estados Unidos contra o narcotráfico e o crime organizado é "insuficiente". Ele afirmou ainda que os vazamentos de documentos da diplomacia norte-americana feitos pelo site WikiLeaks prejudicaram a relação entre as duas nações. "Eu encontrei tanto no presidente (George W.) Bush como no presidente (Barack) Obama cooperação nesse tema (combate ao narcotráfico), mas evidentemente a cooperação institucional termina por ser notoriamente insuficiente", afirmou ao jornal El Universal, em entrevista publicada hoje.

AE, Agência Estado

22 de fevereiro de 2011 | 15h06

Calderón avaliou que os EUA devem cooperar para a redução do consumo de drogas, o que não ocorreu. Além disso, também devem agir juntos no combate ao fluxo de armas, que segue aumentando, segundo ele. Calderón assumiu o poder em dezembro de 2006 e logo em seguida anunciou uma ofensiva contra os cartéis do narcotráfico. A violência do crime organizado já deixou mais de 36.400 mortos no México desde o fim de 2006.

México e Estados Unidos afirmam publicamente que alcançaram um nível de cooperação sem precedentes, ainda que nas últimas semanas alguns documentos diplomáticos vazados da embaixada norte-americana no país mostrem que na representação diplomática dos EUA se pensava que o governo mexicano não tem uma estratégia clara, além de se ver afetado por lutas internas entre distintas agências de segurança.

Para Calderón, houve um exagero dos diplomatas encarregados de escrever esses telegramas diplomáticos ao tratar desses pontos. "Sempre queriam levantar suas próprias agendas ante os próprios chefes e fizeram muito dano pelas histórias que contam e que, na verdade, distorcem", afirmou o presidente mexicano. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.