Câmara dos Deputados da França aprova resolução para reconhecimento do Estado palestino

A resolução, porém, não é vinculante para o governo; a França, um dos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, deseja ver reiniciadas as conversações de paz primeiro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

PARIS - Os deputados franceses votaram nesta terça-feira, 2, a favor de uma resolução que insta o governo a reconhecer o Estado da Palestina. O texto, proposto pela bancada socialista, foi adotado por 339 votos a favor e 151 contra. 

PUBLICIDADE

Sessenta e oito deputados não participaram da votação e 16 se abstiveram. A resolução, porém, não é vinculante para o governo. Paris já demonstrou apoio a um Estado palestino, mas diz que é cedo para reconhecê-lo. A França, um dos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, deseja ver reiniciadas as conversações de paz primeiro.

A França, que tem as maiores populações muçulmanas e judaicas da Europa ocidental, tem tentado manter boas ligações com as autoridades israelenses e palestinas nos últimos anos. 

O embaixador de Israel para a França se opôs à resolução do Parlamento na semana passada, dizendo que ela era "destrutiva" para os esforços de paz. / AP e AFP 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.