Câmara dos Deputados da França aprova resolução para reconhecimento do Estado palestino

A resolução, porém, não é vinculante para o governo; a França, um dos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, deseja ver reiniciadas as conversações de paz primeiro

O Estado de S. Paulo

02 de dezembro de 2014 | 14h28

PARIS - Os deputados franceses votaram nesta terça-feira, 2, a favor de uma resolução que insta o governo a reconhecer o Estado da Palestina. O texto, proposto pela bancada socialista, foi adotado por 339 votos a favor e 151 contra. 

Sessenta e oito deputados não participaram da votação e 16 se abstiveram. A resolução, porém, não é vinculante para o governo. Paris já demonstrou apoio a um Estado palestino, mas diz que é cedo para reconhecê-lo. A França, um dos cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, deseja ver reiniciadas as conversações de paz primeiro.  

A França, que tem as maiores populações muçulmanas e judaicas da Europa ocidental, tem tentado manter boas ligações com as autoridades israelenses e palestinas nos últimos anos. 

O embaixador de Israel para a França se opôs à resolução do Parlamento na semana passada, dizendo que ela era "destrutiva" para os esforços de paz. / AP e AFP 

Tudo o que sabemos sobre:
FrançaEstado da Palestina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.