Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Jean-Christophe Bott/AP
Jean-Christophe Bott/AP

Câmara dos EUA aprova lei para Congresso revisar acordo nuclear com Irã

Congresso enviou, nesta quinta-feira, ao presidente Barack Obama a lei que dá ao Legislativo o poder de revisar e potencialmente rejeitar um eventual acordo nuclear com o Irã

O Estado de S.Paulo

14 de maio de 2015 | 18h49

WASHINGTON - O Congresso dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira, 14, ao presidente Barack Obama uma lei que dá ao Legislativo o poder de revisar e potencialmente rejeitar um eventual acordo nuclear com o Irã. A Câmara dos Deputados aprovou a medida por 400 votos a 25, um reflexo da insistência dos deputados em ter uma voz diante de um eventual acordo com o Irã.

uma negociação em andamento, pela qual Teerã reduziria seu programa nuclear em troca de um alívio nas sanções econômicas contra o país. O Congresso liderado pela oposição republicana não quer ver o Irã com armas nucleares, mas mostra-se cético quanto à possibilidade de o país cumprir o acordo. O porta-voz da presidência, Josh Earnest, disse novamente nesta quinta-feira que Obama assinará a nova lei.

O prazo para um acordo com o Irã é o fim de junho. Enquanto a Câmara votava, Obama se reunia em Camp David com líderes árabes, esperando convencê-los de que as aberturas americanas ao Irã teriam como contrapartida compromissos para a segurança regional.

Com a nova lei, Obama não poderá relaxar as sanções por pelo menos 30 dias, enquanto os congressistas examinam qualquer acordo final. Ainda assim, Obama tem a prerrogativa de retirar boa parte das sanções por contra própria, o que poderia levar à implementação do acordo./ ASSOCIATED PRESS 

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIrãCongresso

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.