
11 de março de 2010 | 05h53
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos rejeitou na quarta-feira, 10, uma iniciativa apresentada por legisladores que se opõem à guerra no Afeganistão, e que propunha a retirada das tropas americanas do país até o final do ano.
A iniciativa, rejeitada por 356 votos contra 65, foi rejeitada por quase todos os legisladores republicanos, que apoiam a decisão do presidente Barack Obama de aumentar o contingente militar no Afeganistão de 70 mil para 100 mil homens.
Durante o debate, vários legisladores democratas mostraram insatisfação pela duração e alto custo do conflito, mas assinalaram que votavam contra porque a iniciativa apresentada nesta quarta era "inoportuna" e "pouco realista".
Obama disse que deseja iniciar a retirada das tropas americanas do Afeganistão a partir de julho do ano que vem.
O promotor da iniciativa foi o ex-pré-candidato presidencial democrata Dennis Kucinich, que tinha proposto que Obama iniciasse a retirada das tropas 30 dias depois da aprovação no Congresso.
O Poder Legislativo autorizou o uso das forças militares para a luta contra o terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Encontrou algum erro? Entre em contato