Cameron se reúne com líderes para discutir Taleban

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai se reunir neste fim de semana com os líderes do Afeganistão e Paquistão para discutir formas de evitar novas ações do grupo fundamentalista islâmico Taleban quando as tropas estrangeiras deixarem o território afegão, de acordo com anúncio oficial feito hoje em Londres.

AE, Agência Estado

02 de fevereiro de 2013 | 15h58

Cameron vai se encontrar neste domingo para jantar com os presidentes afegão, Hamid Karzai, e paquistanês, Asif Ali Zardari, em seu retiro de campo em Buckinghamshire, no sudeste da Inglaterra. Na segunda-feira, o premiê voltará se reunir com os líderes e outros representantes dos dois países para dar prosseguimento às discussões.

Segundo um porta-voz de Downing Street, as conversas serão principalmente sobre o processo de paz afegão e como os paquistaneses e comunidade internacional podem apoiá-lo. Ele disse também que o governo britânico espera ver avanços no acordo estratégico de parceria fechado entre afegãos e paquistaneses em setembro.

Em dezembro, Cameron anunciou que o Reino Unido vai retirar este ano 3,8 mil dos 9 mil soldados que ainda atuam no Afeganistão, como parte do plano da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de devolver às forças afegãs total responsabilidade pela segurança do país até o fim de 2014. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
CameronTaleban

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.