
20 de junho de 2019 | 21h33
TORONTO - O governo canadense aprovou uma nova lei na noite de quarta-feira, 19, que permitirá que cidadãos com passagens criminais por posse de maconha sejam perdoados sem nenhum custo, acelerando um processo que anteriormente poderia levar até uma década.
EUA debatem danos da maconha legalizada
A nova lei tem o objetivo de acabar com o “fardo do estigma” e remover obstáculos para o emprego no mercado de trabalho, a educação, a moradia, o voluntariado e o livre trânsito para pessoas com passagens por possessão simples de cannabis, disse o senador Tony Dean, em nota.
A lei intitulada C-93 segue a legalização da venda e do uso recreativo da maconha e de produtos de cannabis pelo Canadá, que tornou o país a primeira nação industrializada a legalizar o uso recreativo da planta.
Dos quase 55 mil casos de ofensas relacionadas à cannabis, 76% eram relacionados a posse simples em 2016, de acordo com a organização Statistics Canada.
A nova lei deve acelerar o processo de perdão legal ao eliminar o tempo possível de 5 a 10 anos, abrindo mão também da taxa de aplicação no processo, que era de 631 dólares canadenses.
A lei pede uma “versão simplificada e rápida” do processo de perdão, e será permitida assim que a sentença seja completada e se a única condenação do registro criminal for por posse de maconha./REUTERS
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.