Efe
Efe

Cancelado alerta de tsunami na região do Pacífico

Leituras dos níveis do mar agora indicam que ameaça diminuiu, de acordo com Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico

AE, Agência Estado

11 de abril de 2012 | 11h21

LOS ANGELES - Sismólogos norte-americanos cancelaram nesta quarta-feira, 11, o alerta para um possível tsunami após um grande terremoto e um abalo secundário na costa da ilha indonésia de Sumatra.

Veja também:

linkRéplica de 8,2 graus atinge ilha de Sumatra, sob alerta de tsunami

"As leituras dos níveis do mar agora indicam que a ameaça diminuiu para a maior parte da região, portanto, o alerta emitido por este centro está cancelado", disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, localizado no Havaí, que monitora as correntes no oceano Índico após o tremor de magnitude 8,6 e um abalo secundário, de 8,2.

Mas Victor Sardina, geofísico do centro norte-americano, disse à agência France Presse que um tsunami "não seria nem de perto" tão grande quando os que devastaram o sudoeste da Ásia em 2004 e o Japão no ano passado.

Sardina disse à AFP que houve uma onda de apenas 35 centímetros perto de Padang, na Indonésia, mas que poderia chegar a um metro de altura perto do Sri Lanka, lembrando que os cientistas ainda monitoram cuidadosamente a situação.

Mais cedo, o centro havia afirmado que "terremotos desta intensidade têm potencial para gerar um amplo e destrutivo tsunami."

O primeiro tremor foi registrado às 14h38 (horário local) a uma profundidade de 33 quilômetros. O epicentro foi localizado a 435 quilômetros de Banda Aceh.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Indonésiatsunamialerta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.