Candidato pró-euro lidera pesquisas na Finlândia

A Finlândia realiza eleições presidenciais hoje e o político de carreira defensor do euro Sauli Niinistoe lidera as pesquisas, depois de uma campanha centrada no papel do país na Europa. Niinistoe é um respeitado membro do partido conservador do primeiro-ministro Jyrki Katainen (Partido de Coalização Nacional) e um dos políticos mais experientes da Finlândia. A última pesquisa, divulgada na sexta-feira, atribuía a ele 32% dos votos.

AE, Agência Estado

22 de janeiro de 2012 | 11h08

Embora bastante à frente de seus adversários nas pesquisas, sua significativa liderança diminuiu nas últimas semanas - chegou a 51% dos votos em dezembro -, o que aumenta a probabilidade de um segundo turno. O candidato do Partido Verde e amigável à União Europeia, Pekka Haavist, subiu para o segundo lugar nas últimas semanas, saindo da obscuridade para 13% dos votos na última pesquisa.

Além dele, há Paavo Vaeyrynen, candidato cético em relação ao euro e filiado ao tradicionalmente agrário Partido de Centro, que está em terceiro lugar nas pesquisas, com 11% dos votos. O populista e fortemente cético em relação ao euro Timo Soini, do Partido dos Finlandeses, oscila entre os 6% e os dois dígitos.

As urnas serão fechadas às 18 horas no horário de verão em Brasília e os resultados oficiais devem ser divulgados ainda hoje, às 22 horas. Se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos neste domingo, um segundo turno será realizado em 5 de fevereiro. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Finlândiaeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.